Campanha duche e pequeno-almoço

Desde 2015, que a Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave em parceria com os Serviços de Acção Social da UA (SASUA), promovem estilos de vida saudável, disponibilizando vários menus equilibrados de pequeno almoço, assim como duches no pavilhão Aristides Hall para quem eleger a bicicleta como transporte para a UA.

Esta iniciativa está associada "Às quintas vamos a pedal para a UA", da responsabilidade da Plataforma para a Bicicleta e Mobilidade, com a colaboração da CP, PSP, AAUAv e Ciclaveiro.

Todos os utilizadores UAUbike vão poder usufruir desta iniciativa!
Mais informação sobre os Menus Bicicleta  brevemente disponível.

Código da estrada

O Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio, foi alterado pela Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro, a qual teve na sua génese a Proposta de Lei n.º 131/XII do Governo.

Da Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro, destaca-se:

O reforço do estatuto do peão e do utilizador de bicicleta através da introdução do conceito “utilizador vulnerável”, cujo âmbito abrange peões e utilizadores de bicicletas.

p>A criação de zonas de coexistência, nas quais veículos e outros utilizadores da via pública partilham o espaço de forma não hierarquizada.

A promoção da mobilidade sustentável, introduzindo-se alterações ao regime de circulação dos velocípedes:

  • (i)
    Os utilizadores de bicicletas passam a poder circular nas bermas, desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões que nelas circulam;
  • (ii)
    os condutores devem ceder a passagem aos velocípedes nas passagens assinaladas;
  • (iii)
    os veículos motorizados quando efetuam  uma ultrapassagem a um velocípede devem guardar deste uma distância lateral mínima de um metro e meio;
  • ((iv)
    com alguns condicionalismos, os ciclistas podem circular a par.

GUARDAR

A disponibilização das UAUbikes à comunidade académica é acompanhada pela criação de  condições infraestruturais adequadas, nomeadamente com a instalação de estacionamentos seguros. Assim, para complementar os 300 parques já existentes, serão instalados novos 230 lugares de estacionamento de bicicleta na proximidade dos destinos e em locais de grande visibilidade, e 2 parques de estacionamento fechado (parque subterrâneo da Reitoria e junto às residências no Crasto e em Santiago).